Foi nos "encomendado" uma exposição sobre o Meio Ambiente por causa do Mês de Junho, que é o mês do Meio Ambiente. Sinceramente, eu achei bárbaro o tema, pois é um assunto que dá para trabalhar bem, pois sempre noto que as crianças e os adolescentes carregam na ponta da língua uma opinião sobre o tema. Após conversarmos bastante, chegamos a conclusão (juntos) de que nada adiantava fotografar apenas coisas bonitas, como por exemplo um plano fechado de flores (fotos abaixo - que compõem a exposição).
Então, a ideia da turma foi mesclar fotos "do Bonito" com fotos "do Feio" do Meio Ambiente que os cercam, eu achei curioso esta construção de pensamento, por permear o campo da estética em se tratando de Meio Ambiente. Assim que fui percebendo as ideias vindo deles, fiz um papel de jogar lenha na fogueira, levando esse debate para outros lados também, como a questão do consumismo, a questão da insalubridade local, entre outras questões.
Percebi que alguns deles tinham uma certa ânsia para denunciar tudo, o cotidiano, enquanto outros brincavam com o tema de maneira criativa, tudo isso resultou numa exposição rica em imagens que constatam e contrastam a realidade do Parque São Bernardo.
Seja fotografando "o Feio ou o Bonito" as crianças e adolescentes conseguiram atingir minha meta (de arte-educador) que não era "fazer uma bela exposição de fotografias" e sim faze-los APRENDER brincando, se divertindo, pensando,... boas fotos são consequência do processo. Tanto se aprende levantando a câmera para o céu e tendo que descobrir como resolver a questão do contra-luz como enquadrando uma poça de água de esgoto ou até mesmo descobrindo o efeito do "flare". A ideia é experimentar, fazer para aprender.
O resultado não poderia ter sido melhor! Sob uma perspectiva lúdica e "consciente", as crianças e os adolescentes do Parque São Bernardo fazem Arte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário